• Programa Tradetur

Vila Élvio - Um roteiro de muita História e Cultura Italiana

Lá, a história se confunde com a cultura e com a colonização de uma terra





Assim é a Vila Élvio. Com as marcas de uma época de crescimento, de muitos sonhos, de grandes realizações.


Há tão somente 100 quilômetros da capital de São Paulo, no alto da serra de Piranapiacaba, em meio a mata Atlântica  está Piedade. Cidade de terra boa e povo acolhedor, localizada 'a 20 quilômetros do centro de Piedade, foi fundada pelo imigrante Luigi Losco, que veio para o Brasil no final do século 19.

Com mais de 2.220 hectares, a vila conta com trilhas para caminhada, gruta, pesqueiro, pousada, entre outros. O local faz parte da Reserva Estadual do Parque do Jurupará, uma unidade de conservação que integra o Sistema Estadual de Florestas (Sieflor) do Estado de São Paulo.



O Indicatur foi conhecer em Piedade, o roteiro da Vila Élvio, charmosa Vila que entre muitas histórias e registros de uma época áurea, detém seus traços na arquitetura das suas construções, na modernidade de sua arquitetura e no vanguardismo do seu criador.



Nos idos de 1900 chega ao Brasil a família Líscio uma casal de italianos com seu filho Luigi Líscio, jovem de grade visão empresarial. Na mala, "Buona Fortuna Emigrante" ou boa sorte, emigrante.



Aportaram a sua bagagem em Araraquara e o jovem Luigi trabalhava em uma serraria com o sócio espanhol Celso Carrera que fabricava ótimas camas de madeiras nobres como jatobá, mogno e outras que com fartura eram encontradas para a fabricação das camas de grande durabilidade.


Em meio as suas andanças, Luigi Líscio conheceu a promissora e nova cidade de Piedade por volta de 1930 e logo percebeu o grande potencial de suas matas com quilômetros de árvores de madeiras nobres, clima ameno e água em abundância. Elementos perfeitos para um arrojado projeto.

Lá, o número de imigrantes italianos, conterrâneos era crescente em Piedade e logo o grande visionário italiano Luigi Líscio entendeu que aquele era o momento exato para crescer e crescer juntos.

Comprou vários hectares de terra e trouxe a fábrica de camas. Começava ali uma grande e promissora colonia de italianos, os auxiliando em sua chegada ao Brasil, vindos da Itália por conta da I Guerra Mundial e das dificuldades encontradas por lá.

Nascia assim a Vila de italianos alocados em um fantástico lugar de abundancia, prosperidade e que tinha como pano de fundo uma marca que foi referência de excelência, modernidade e conforto, as Camas Patente - Faixa Azul.



A Vila Élvio era um grande referencial, um grande destino para os italianos em busca de oportunidades de trabalho na promissora terra brasilis.



'A todo vapor a fábrica tocava a sua imensa produção e Luigi Líscio patenteia a Cama Patente - Faixa Azul em 1937 criada pelo espanhol Celso Carrera na Fábrica de Camas Patente Luigi Líscio S.A.

O imigrante italiano tornou-se pioneiro na produção de móveis no nosso país. Em 1919, passou a ser conhecido por fabricar as camas Patente, que representou uma experiência única na modernização do mobiliário brasileiro em virtude da simplicidade de seu desenho e do despojamento de suas linhas. O móvel, inicialmente, foi projetado pelo espanhol Celso Martinez Carrera, em 1915, para uma clínica, em Araraquara, que precisava substituir as antigas camas de ferro que eram importadas da Inglaterra. A cama patente era composta por um conjunto básico de três partes, cabeceira, suporte para o pé e estrado, o que permitiu sua industrialização a preços populares. No entanto, como Carrera não teve o cuidado de patentear sua criação, o móvel acabou por ser patenteado por Liscio, tornando assim o precursor da produção moveleira seriada no país. Além da Vila Élvio, Liscio manteve uma produção na antiga Indústria Cama Patente L. Liscio S.A, no bairro Bom Retiro, em São Paulo, até 1968.



Assim o Brasil começou a conhecer as camas que até hoje podem ser encontrar em alguma casa de fazenda, museus e antiquários.

Com produção de até 35 mil camas por mês e com mais de 700 funcionários, teve filiais em vários estados; Rio de Janeiro, São Paulo, Porto Alegre, Belo Horizonte, Fortaleza e Salvador. As Camas Patentes - Faixa Azul eram sempre sinônimo de excelência.

Essa industria se tornou a primeira grande industria de móveis no país, e se tornou grande sucesso de vendas sendo comercializadas nas principais redes de lojas de departamentos da época, como o Mappin e o Mesbla, Cássio Muniz e Casa Alemã. O diferencial era o sistema de montagem que dispensava porcas e parafusos, eram usadas alças com contra pinos que agilizavam a montagem; estrados com mola de tensão e ganchos especiais, que impedem deformações e aumentam a elasticidade; a cabeceira era apenas um arco de madeira vergada. Sendo um modelo muito copiado, foi então criado um Selo Azul, que identificava a legítima Cama Patente.


Na Vila Élvio, mais de 200 funcionários italianos se estabeleceram ali com suas famílias, trazendo seus costumes, cultura e história, modificando assim o dia-a-dia de um lugar, desenhando um novo cenário.



Uma linda história de bravura se confunde com mais um cenário construído por imigrantes que vieram somar, colaborando e enriquecendo a história do país, do estado de São Paulo.

E na era vargas, Luigi Líscio passou a se chamar Luis Líscio com a cidadania brasileira.

Com o "Conceito de Crime Idiomático" instituído por Getúlio Vargas onde era proibido falar idiomas estrangeiros em público e também em cerimonias religiosas, onde o exército fiscalizava as zonas de colonização estrangeira, as associações culturais e recreativas foram encerradas todas as suas atividades.

Mas como fervoroso religioso e sempre atento 'a sua colônia, Luis Líscio em 1944 mandou construir em suas terras a Capela de Santa Terezinha, onde eram celebrados casamentos, batizados, missas e festas típicas da cultura italiana para os moradores da Vila Élvio.



Com total estrutura de uma mini cidade a Vila tinha cinema, escola, mercado, farmácia, açougue, bares, energia própria, saneamento e água de nascentes próprias que abastecia a toda a Vila e fábrica.

Relatos confirmam que o empresário visionário era um homem preocupado com o bem estar dos moradores, dos colaboradores de sua fábrica, com um olhar especial de grande empatia corporativa, criando ações de conforto e prezando pelos costumes e cultura de suas raízes.






Passando esse tempo áureo, a fábrica foi vendida para um outro italiano, Giacomo Bacci que em 1970 encerrou suas atividades por escassez de matéria prima, onde as madeiras nobres se transformaram em madeira de Lei, sendo proibida a sua utilização no fabrico das Camas Patente.

A história foi marcada por vários elementos na Vila Élvio: desbravamento de um novo mundo, criação de novos horizontes onde a perseverança, a intrepidez foram ingredientes essenciais para o sucesso do empreendimento e de um povo, pinçados de muita coragem, contemporaneidade de um jovem italiano com sua bravura somou forças e deu vida plural as Camas Patente - Faixa Azul que atravessaram os estados e o país, imprimindo a riqueza do nosso país, do seu solo, das madeiras nobres e de nobres valores que enriqueceram uma cidade com a história de um grande valente visionário que apostou no seu sonho e nos seu povo, nativos e conterrâneos.



Vale muito conferir de perto o Roteiro da Vila Élvio. O prédio da Fábrica está em funcionamento hoje com outra fábrica mas com seu maquinário em exposição.








Pode ser feita uma visita guiada com o simpático Sr. Miguel, nascido na Vila, trabalhou na fábrica e é uma lenda viva que comprova toda a história de riquezas e prosperidade de uma época embora existisse os percalços da guerra.



Uma viagem no tempo com impressões claras de vanguardismo, contemporaneidade em um século de total ebulição, eferverscência mas com total preservação dos seus costumes e cultura.



Roteiro da Vila Élvio - Piedade SP, onde as marcas de um tempo e de sua história permanecerem presentes. Compondo o roteiro estão nos arredores, as estradas de terra, apropriadas para o trekking, a trilha a pé e a prática do motocross. Por estes caminhos, encontramos a Gruta Nossa Senhora de Lourdes, com mais de 20 metros de altura. No topo da gruta, encontramos a imagem da santa segurando uma flor conhecida como copo de leite e uma rosa de cor púrpura.




Outra opção de lazer é o Pesqueiro da Fazenda Kiri, localizado a 10 quilômetros da Vila Élvio. A piscicultura conta com peixes como cat fish, pacús, carpas e tilápias grandes.








O clima frio e úmido é predominante, devido à vegetação atlântica. Assim como no pesqueiro, o Horto Florestal, nos arredores da Vila Élvio, é um bom lugar para curtir a natureza com a família. A pousada fica localizada ao lado do Vale dos Eucaliptos. Na Vila Élvio também encontramos o Vale das Hortências



Uma maravilhosa escolha de hospedagem é a Pousada Vale dos Eucaliptos

https://valedoseucaliptos.com.br/

Conforto, pensão completa, chalés aconchegantes, pet Friendly, clima de montanha, piscinas aquecidas, lazer, sauna, trilhas, lago para pesca, redário, total integração com a natureza no melhor da Mata Atlântica.






O som da natureza e o cheiro de mato é um convite constante na Vale dos Eucaliptos


Lazer para todas as idades







Na Vila é imprescindível conhecer a Coxinha no bar de Dona Maria.





A Pousada Vale dos Eucaliptos fica próxima, há alguns minutos da Gruta Nossa Senhora de Lurdes. É uma breve caminhada, cercada de muito verde .



Outra sugestão de hospedagem no roteiro é a Pousada Sítio Adorai. Com opções de chalé romântico ou família, de certo a estada é muito agradável.


https://www.facebook.com/sitioadorai/







Confira todo o roteiro, produtos e serviços na página https://www.facebook.com/roteirovilaelvio/ e o receptivo com agencia HCG Turismo https://www.facebook.com/hcgtur


Roteiro da Vila Élvio em Piedade é uma grande opção de turismo de lazer, cultural e religioso com uma ótima pegada no ecoturismo dentro do estado de São Paulo, com malha rodoviária perfeita, uma experiência única entre a cultura e a história.



Agradecimentos - Secretaria de Turismo de Piedade - SP

Aos turismólogos Gabriel Antônio Cardoso

Márcia Regina Gomes e ao Sr Miguel Morales




306 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo