• Programa Tradetur

Cariocas Reabrem Pontos Turísticos



Um dos principais cartões postais da cidade do Rio de Janeiro, o Cristo Redentor foi sede, na última sexta-feira (14.08), da cerimônia de iluminação conjunta dos atrativos de turismo do município. O ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, deu o “start” na festividade que marcou a reabertura das atividades turísticas em uma das principais portas de entrada de visitantes do Brasil. Além do Cristo, foram iluminados ao mesmo tempo o Bondinho do Pão de Açúcar, a roda gigante Rio Star, os Arcos da Lapa, o Jardim Botânico, entre outros. 

De acordo com Álvaro Antônio, a iniciativa complementa um conjunto de ações que visam dar o ponta pé para o retorno do setor no país. “É um evento de suma importância e marca uma retomada consciente da cidade para o turismo. Isso conversa com o que lançamos recentemente - o selo de biossegurança do turista - onde pelo menos 15 segmentos contam com protocolos que foram construídos junto com a Anvisa. Portanto, é com muita satisfação que a gente participa deste momento, que prova que é possível sim conciliar o turismo com a segurança e com a saúde de todos os turistas”, destacou.

A reabertura dos pontos turísticos cariocas contou com a benção do padre Omar Raposo e com a Banda Sinfônica da Guarda Municipal, que executou para os presentes o hino da capital fluminense, Cidade Maravilhosa. Para receber os convidados, o evento contou com todos os protocolos de segurança: uso de máscara durante toda a permanência no local e a aferição de temperatura na entrada serão obrigatórios a todos. Além disso, houve sinalização de distanciamento mínimo de 2 metros entre pessoas e de álcool 70% para serem utilizados frequentemente. 

Para Camila Sousa, secretária Especial de Turismo e Legado Olímpico, a iluminação dos atrativos turísticos simboliza um reinício, uma retomada das atividades desse segmento, que reabre para o público neste sábado. “Embora a pandemia não tenha passado ainda, o esforço conjunto da iniciativa privada e do poder público, que seguem as regras de ouro, propiciam à população o acesso aos atrativos com segurança e muita responsabilidade”, destacou a secretária, que acrescenta que dados de diversos institutos apontam que o turismo é responsável por 1 em cada 10 empregos. "Por isso é de interesse público a retomada consciente dessas atividades”.

Além do ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, o evento contou com a participação do ministro do Meio Ambiente, Ricardo Sales; do presidente da Embratur, Gilson Machado Neto e da secretária Estadual de Turismo do Rio de Janeiro, Adriana Homem de Carvalho.

13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo